PESQUISA: CURTA-METRAGENS

Coloque entre aspas duplas (eg.: "Jorge Furtado")
Loading

30 de nov. de 2009

Estória Alegre

TV Câmara - Curtas na TV: Isso aconteceu há muito tempo, o amor em estado de vento. que importância tem o frasco, face à embriaguez do perfume?

Gênero Ficção
Diretor Claudia Pucci
Elenco Elton Wagner, Kátia Bissoli
Ano 2003
Duração 10 min
Cor Colorido
Bitola 16mm
País Brasil

Ficha Técnica

Produção Maurício Fernandes Fotografia Kika Nicolela Roteiro Silvia Hayashi Edição Rodrigo Lorenzetti Som Direto Felipe Berlim Direção de Arte Denice Brock Trilha original Fernando Gurman, Maria Esther Pallares Edição de som Rodrigo Campos, Cláudio Ferreira Produção Executiva Maurício Fernandes, Maria Esther Pallares

29 de nov. de 2009

A Dança da Espera

TV Câmara - Curtas na TV: Tempo de seca em Brasília. Um fotógrafo que busca descobrir o coração da cidade revela seus habitantes pelas fotografias, unindo personagens de um cemitério, de um bar e de um ponto de ônibus.

A Dança da Espera (The Waiting Dance) from 400Filmes on Vimeo.


‘A Dança da Espera’ (16mm - ficção - cor/PB - DF - 2000)
Diretor: André Nascimento
Fotógrafo registra a espera da chuva.
Prêmios conquistados:
Melhor curta-metragem brasiliense - Mostra Taguatinga
Gênero Ficção
Diretor André Nascimento
Elenco Adeílton Lima, Sandra Moreno, Gê Martú
Ano 2000
Duração 11 min
Cor P&B
Bitola 16mm
País Brasil

Ficha Técnica

Produção Rojer Madruga Fotografia Rojer Madruga Roteiro André Nascimento Edição Hugo Mader Som Direto Chico Bororo, Dirceu Lustosa Direção de Arte Yana Sotomayor

28 de nov. de 2009

Para que olhos tão grandes

TV Câmara - Curtas na TV: O menino Igor, com grave deficiência visual, conquista todos os amigos e professores com sua inteligência, indepedência e vivacidade.

Diretora: Vanessa Vaz

27 de nov. de 2009

Vitrais

TV Câmara - Curtas na TV: A cineasta pernambucana Cecília Araújo nos leva a um belo passeio visual sobre a obra da vitralista Marianne Perreti.

Diretora: Cecília Araújo

26 de nov. de 2009

O rezador de cobras

TV Câmara - Curtas na TV:O filme mostra a fé e a tradição unidas na antiga prática, do interior do Brasil, dos rezadores para afastar os animais peçonhentos das fazendas e chácaras.

Diretores: Raimundo Alves e Vinícius Berger

23 de nov. de 2009

Curtas da Semana

Deus é Pai

Após milhares de anos de convivência, a relação de Deus com seu amado filho, Jesus, sofreu um inevitável desgaste. Para melhorar a relação, uma terapeuta passará por maus bocados...

Gênero Animação
Diretor Allan Sieber


Tarantino's Mind

Dois amigos discutem uma tese sobre os filmes do diretor Quentin Tarantino num tradicional restaurante de São Paulo.

Gênero Ficção
Diretor 300ml


Historietas Assombradas (para crianças malcriadas)

Três histórias que sua avó não contou, senão você ia fazer xixi na cama.

Gênero Animação
Diretor Victor Hugo Borges



Pátio

Primeiro filme de Glauber Rocha, que mostra sua fase concretista, rodado na Bahia, em 1959. Há também o curta “De Glauber para Jirges”, de André Ristum (2005), com trechos das cartas que Glauber enviava ao amigo e colaborador Jirges Ristum.


A Invenção da Infância

Ser criança não significa ter infância. Uma reflexão sobre o que é ser criança no mundo contemporâneo.


Gênero Documentário
Diretor Liliana Sulzbach



Tesão em Saquarema

Naquela noite o combinado já não era outro. e uma decisão tinha que ser tomada: o sangue de um, o olho de outro.

Gênero Experimental
Diretor Nilson Primitivo



O Troco

Uma atendente de tele-marketing tenta convencer um casal a adquirir mais um produto de sua empresa.

O Troco from CurtaDoDia on Vimeo.


Gênero Ficção, Festival do Rio 2009
Diretor André Rolim

22 de nov. de 2009

Além dos Outdoors

TV Câmara - Curtas na TV: Em Goiânia, as fachadas, os letreiros e toda a parafernália visual dos prédios comerciais escondem a real beleza dos prédios antigos e tomam o lugar da população em um setor cada vez menos habitado. Este curta é vencedor de um dos prêmios de Melhor Produção Goiana no IX FICA.

Diretores: Caio Henrique Salgado e Paulo Henrique dos Santos

Ruídos da Fé

TV Câmara - Curtas na TV: Documentário goiano. Nas estradas que levam de Damolândia à Trindade, o gemer dos carros de boi são testemunhos da fé desse povo, em tradicional procissão religiosa.

Diretor: Ângelo Lima)

20 de nov. de 2009

Um dia de anjo

TV Câmara - Curtas na TV: A travessa Carolina é esquecida por sua mãe na Catedral.
Mais uma noite agitada para os anjos da guarda de Brasília.

Diretor: Leif Bessa

19 de nov. de 2009

Perfeito

Em busca da perfeição nos perdemos.

Gênero Conteúdo Adulto
Diretor Maurício Bartok
Ano 2009
Duração 3 min
Cor Colorido
Bitola Vídeo
País Brasil
Local de Produção:
Ficha Técnica
Produção Maurício Bartok

18 de nov. de 2009

Batuque na Cozinha - Anna Azevedo

TV Câmara - Curtas na TV : Um olhar feminino sobre o masculino universo do samba.

BATUQUE NA COZINHA - Kitchen Beat - 2004 from Anna Azevedo on Vimeo.



Diretora: Anna Azevedo

17 de nov. de 2009

Negro Carvão

TV Câmara - Curtas na TV: Curta-metragem ´Negro Carvão´ (documentário – cor – vídeo – 2004) Documentário que aborda o desmatamento do cerrado nativo no sudeste goiano para a produção de carvão vegetal. Traz, ainda, um relato sobre a vida e os sonhos dos trabalhadores que, por falta de outras oportunidades, tiram seu sustento das carvoarias.

Direção: Joanatha Moreira, Francila Calica e Luiz Felipe Fernandes
Documentário. 20 min
Estado: GO

16 de nov. de 2009

Da Utilidade dos Animais

TV Câmara - Curtas na TV: Adaptação de conto do mesmo título de Carlos Drummond de Andrade, esse vídeo rodado no Povoado de São Jorge, na Chapada dos Veadeiros em Goiás, mostra a relação utilitária entre os homens e os animais, através dos olhos e das perguntas ingênuas das crianças.

Diretora: Betânia Victor

15 de nov. de 2009

Minha Viola e Eu – Zé Coco do Riachão

TV Câmara - Curtas na TV: Vida e obra do violeiro e rabequeiro mineiro Zé Coco do Riachão.

documentário – 35mm – 15’ – 2002 – DF)
Direção: Waldir Pina

14 de nov. de 2009

Romancista ao norte - José Américo de Almeida

TV Câmara - Curtas na TV: José Américo de Almeida (1887-1980), autor de "A bagaceira", tem sua imagem registrada aos 87 anos, duas décadas depois de retirar-se da vida pública. Em sua casa, na praia de Tambaú, em João Pessoa, o escritor, ex-governador e senador pela Paraíba fala de sua obra que inaugurou o neo-regionalismo nordestino na literatura e comenta o período em que foi ministro da aviação e obras públicas de Vargas, até candidatar-se à Presidência da República, sem o respaldo federal: “Getúlio nunca me apoiou”, lamenta. O filme conta ainda com o depoimento de Tristão de Athayde.

Diretores: Fernando Sabino e David Neves

13 de nov. de 2009

O fazendeiro do ar - Carlos Drummond de Andrade

Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), mais carioca que itabirano, fala das raízes mineiras (da fixação sentimental pelas origens), admira a vista da Pedra do Arpoador e brinca de esconder entre as pilastras do Ministério da Educação – onde foi chefe de gabinete do ministro Gustavo Capanema. O poeta aparece como prosaico passageiro do coletivo que o conduzia de sua casa, no Posto 6, ao centro da cidade para trabalhar como servidor público.

Diretores: Fernando Sabino e David Neves)

Carlos Drummond de Andrade em documentário de Fernando Sabino e David Neves. 1972. (no DVD Encontro Marcado Todos os direitos reservados)

12 de nov. de 2009

Em tempo de Nava - Pedro Nava

TV Câmara - Curtas na TV: O médico, artista plástico e escritor Pedro Nava (1903-1984) em sua casa e seu consultório. Nascido em Belo Horizonte, orgulha-se de conhecer profundamente o Rio por ter sido médico de assistência: “Ia-se ao mangue, à zona, palacetes, morro acima. Éramos bem tratados, mesmo nas áreas mais perigosas”, atesta. Ele reclama da efemeridade das convicções na medicina: “Um livro no fim de 15 anos não vale mais nada. Vivemos de uma ciência provisória. A mutabilidade decepciona o médico que pensa sua arte.”

Diretores: Fernando Sabino e David Neves

11 de nov. de 2009

Afonso Arinos de Melo Franco - o escritor na vida pública

TV Câmara - Curtas na TV: O intelectual, ex-parlamentar e advogado mineiro Afonso Arinos de Melo Franco (1905-1990) recebe os amigos Prudente de Moraes Neto e Pedro Nava em seu palacete no bairro carioca de Botafogo. Fala sobre o gênero mais recorrente em sua obra – o ensaio –, que, em seu depoimento, “reúne a vocação literária que muito modesta existe em mim com a inclinação pela vida pública”. Arinos revela que a lei anti-racismo que celebrizou seu nome foi inspirada em seu motorista, depois de este ser impedido de entrar em uma confeitaria no Rio.

diretores Fernando Sabino e David Neves

10 de nov. de 2009

O habitante de Pasárgada - Manuel Bandeira

TV Câmara - Curtas na TV: Instantâneo do Cinema Novo sob as lentes de Joaquim Pedro apresenta um Manuel Bandeira (1886-1968) solitário, de hábitos frugais: sopra a boca do fogão em busca de um café fresco, de pijama, escreve à máquina, compra jornais e leite nas redondezas, caminha pela Avenida Rio Branco e recita seus próprios versos, que saltam de sua imensa generosidade como os pães da torradeira no apartamento na Lapa.

Diretores: Joaquim Pedro de Andrade, Fernando Sabino e David Neves

9 de nov. de 2009

Um contador de histórias - Érico Veríssimo

TV Câmara - Curtas na TV: O Rio Grande do Sul, de Érico Veríssimo (1905-1975), é o cenário de “Um contador de histórias”, em que o escritor aparece em família. Imita um samurai, faz mágicas para os netos, caminha nas ruas de Porto Alegre. Veríssimo reencontra sua cidade natal, Cruz Alta, onde volta à casa da infância, sempre ao lado da mulher, Mafalda: “Sei que não é fácil ser mulher de um escritor como eu. Eu me amo, mas não me admiro. Preciso de sua presença vigilante e amorosa”, declara.

Diretores: Fernando Sabino e David Neves

8 de nov. de 2009

As Mãos da Mãe do Barro

TV Câmara - Curtas na TV: Curta-metragem que retrata as mulheres louceiras, descendentes dos quilombolas, do Maranaum, no sul do Amapá. Com uma técnica centenária, fazem suas louças artesanais, utilizando o pó da casca do caripé misturada ao barro.

Diretor: Gavin Andrews

7 de nov. de 2009

Vinícius de Moraes - Música, poesia e amor

TV Câmara - Curtas na TV: Vinícius de Moraes (1913-1980) em sua fase baiana, flagrado ao lado de Toquinho, Maria Creuza, Aloysio de Oliveira, a mulher Gesse e do inseparável copo de uísque, sob o disque-disque dos coqueirais de sua idílica Itapoã. Fala de suas características poéticas (o pronome da primeira pessoa vem sendo, pouco a pouco, substituído pela terceira) e assume as influências de Rimbaud, Baudelaire, Verlaine e Manuel Bandeira. O filme mostra Vinícius acompanhando-se sozinho ao violão em sambas de sua lavra, como Quando tu passas por mim.

diretores: Fernando Sabino e David Neves

6 de nov. de 2009

A Música Armorial: do Experimental à fase Arraial

TV Câmara - Curtas na TV: Documentário que resgata a trajetória do Movimento Armorial, com depoimentos dos artistas que primeiro propuseram e executaram uma música erudita baseada nas raízes da cultura popular. Retrata a polêmica entre o Armorial e o Manguebeat, revelando marcantes influências do Movimento Armorial na música contemporânea de Pernambuco. Com entrevistas com artistas como Ariano Suassuna, Antônio Nóbrega, Siba e Lirinha, mostra um pouco da diversidade cultural presente na música produzida naquele estado nordestino que se tornou referência nacional e internacional.

Gênero Documentário
Diretor Ana Paula Campos
Ano 2004
Duração 21 min
Cor Colorido
Bitola Vídeo
País Brasil

Ficha Técnica
Produção Ana Paula Campos Roteiro Ana Paula Campos Empresa produtora Ana Paula Campos Edição de som Kety Marinho Produção Executiva Ana Paula Campos Montagem Kety Marinho Informações cedidas por Festival Internacional de Curta-Metragens do Rio de Janeiro - Curta Cinema

Prêmios

Melhor Vídeo Arte no Cine PE 2005
Melhor Vídeo pelo Júri Popular no Cine PE 2005
Melhor Documentário no Festival de Teresina 2004

Festivais

Festival de Guarnicê 23
Festival Latino Americano de Curtas de Canoa Quebrada 586
Goiânia Mostra Curtas 162

5 de nov. de 2009

Admirimiriti

TV Câmara - Curtas na TV: Numa feira, em meio à festa religiosa do Círio de Nazaré, os brinquedos de miriti ganham vida. O boneco dançarino de brega é abandonado por sua parceira, por ser muito presepeiro (brincalhão). A partir daí, ele parte em busca de um novo lugar, um novo sentido pra sua existência, até obter o perdão de sua parceira. Produzido em animação 3D, o curta tem roteiro ágil, sem diálogos, e propõe divulgar a cultura paraense numa história que mistura drama e comédia.

O curta fala sobre os brinquedos de miriti do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, festa religiosa que acontece todos os anos em Belém. “Não tem paraense que não se identifique com a história”

4 de nov. de 2009

O corneteiro Lopes

TV Câmara - Curtas na TV: O Corneteiro Lopes" é uma história de amor e coragem. A cidade de Salvador está sitiada pelas tropas brasileiras, contudo, perdem a força no decorrer das batalhas. O português Luiz Lopes, ao lado do exército brasileiro, contrariando as ordens do general Labatut, muda a sorte da
Batalha de Pirajá.

Produção
Direção: Lázaro Faria
Elenco Nuno Lopes
Thalma de Freitas
Leandro Firmino
Gideon Rosa
Marcelo Praddo
Celso Júnior
Género ficção
Idioma português

PARTICIPAÇÕES EM MOSTRAS E FESTIVAIS

28º FESTIVAL GUARNICÊ DE CINEMA - SÃO LUIZ - MA 2005
2º FESTIVAL DE CINEMA DE CAMPO GRANDE - MOSTRA NORDESTE - NATAL-RN 2005
1º FESTIVAL DE BELÉM DO CINEMA BRASILEIRO 2005
8º FCVDC - FESTIVAL DE CINEMA, VÍDEO E DCINE DE CURITIBA 2004
32º FICA- FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DO ALGARVE 2004
XII FESTIVAL DE TERESINA - PI 2004

PREMIAÇÕES

28º FESTIVAL GUARNICÊ DE CINEMA - SÃO LUIZ - MA - Melhor Direção de Arte 2005
XII FESTIVAL DE TERESINA - PI - 3º Lugar 2004

3 de nov. de 2009

Jorge Amado - A casa de Rio Vermelho

TV Câmara - Curtas na TV: O cotidiano tropical de Jorge Amado (1912-2001) na residência de Salvador em que viveu ao lado de Zélia Gattai, cercado dos filhos, netos e amigos - Mario Cravo, Scliar, Mirabeau, Calazans Neto, Carybé, Dorival Caymmi, Mãe Menininha do Gantois. Jorge visita o Mercado Modelo, onde se encontra com Camafeu de Oxóssi. Entre pinturas, esculturas e romances, o ambiente de Amado parece ser a própria Pasárgada de Bandeira.

Diretores:: Fernando Sabino e David Neves

2 de nov. de 2009

O Amolador

O que aconteceu nos dez minutos que antecederam ao registro da celebre fotografia feita por Marc Ferrez nas ruas do Rio de Janeiro em 1895.
Parte 1

Parte 2

Gênero Ficção
Diretor Abelardo de Carvalho
Elenco Amazona Angélica, André Di Mauro, Jorge Brennand Jr., Marco Muniz, Maria Teresa, Paulo Camacho
Ano 2008
Duração 10 min
Cor Colorido
Bitola Mini-dv
País Brasil
Local de Produção: RJ

Ficha Técnica
Produção Abelardo de Carvalho Fotografia Paulo Camacho Roteiro Abelardo de Carvalho Direção de Arte Carlos Nunes Trilha original Marco Lyrio Empresa produtora CAVÍDEO - Produtora e Locadora Montagem André Uesato Estúdio de Som Dos Outros Sound Design