PESQUISA: CURTA-METRAGENS

Coloque entre aspas duplas (eg.: "Jorge Furtado")
Loading

16 de jan de 2000

1980's


Instrumentos Africanos: Bira Reis, o especialista: Na Feira do Interior 1988, que reuniu em Salvador atrações dos diversos municípios da Bahia, o mestre Bira Reis apresenta sua pesquisa sobre curiosos instrumentos africanos.

Partido Alto: Com raízes na batucada baiana, o partido alto sofre variações porque, ao contrário do samba comprometido com o espetáculo, é uma forma livre de expressão e comunicação imediata, com versos simples e improvisados, de acordo com a impiração de cada um. Partido Alto é uma forma de comunhão, reunido sambistas em qualquer lugar e hora pelo simples prazer de se diverti.

A Voz da Felicidade: Muita confusão no diálogo absurdo entre um apresentador de TV e uma dona de casa ocupada com trágicos aspectos de sua existência.

Artesanato da Bahia: Madeira, Palha e Cerâmica: Na Feira do Interior 1988, que reuniu em Salvador atrações dos diversos municípios da Bahia, artesãos de cerâmica, palha e madeira apresentam seu trabalho.

Ilhéus, memórias de Gabriela: O internacionalmente famoso cabaré da ilhéus cacaueira dos anos 20, do romance Gabriela Cravo e Canela, de Jorge Amado, é retratado no stand da cidade apresentado na Feira do Interior 1988, que reuniu em Salvador atrações dos diversos municípios da Bahia.

Capinam mostra expressões da Cultura Afro-Bahiana: Na Feira do Interior 1988, que reuniu em Salvador atrações dos diversos municípios da Bahia, o poeta baiano Capinam selecionou, reuniu e apresentou um conjunto de manifestações da Cultura Afro-Bahiana.

As Cobras - O Filme: Animação das tiras de Luis Fernando Verissimo apresentadas por um urubu.

O Brinco: Uma teia de relações clandestinas é desmascarada por um simples brinco que vai parar na orelha errada. Baseado num conto de Luis Fernando Verissimo.

Animando: As várias técnicas de animação no cinema, em filme realizado em parte nos estúdios do National Film Board do Canadá.

Tem Boi no Trilho: Um bezerro abandona a boiada, atraído pelo trem que passa pelo sertão em seca. O que parecia um trágico desastre, porém, cede lugar a um final inesperado.

Trecho do show da antológica Mara Maravilha: Trecho da apresentação/show de Mara Maravilha na Feira do Interior 1988, Salvador, Bahia.

Treiler (A Ultima Tentativa): Treiler de uma suposta super produção de animação gaúcha, que obviamente jamais será produzida.

Tzubra Tzuma: Uma nave em formato de passáro sobrevoa vários lugares com diferentes crenças e religiões.

Velhinha de Irajá - Sertão da Bahia: Pitoresca encenação da vida rural de Irará, no sertão da Bahia, é apresentada na Feira do Interior 1988, que reuniu em Salvador atrações dos diversos municípios deste estado.

A Tradição da Tecelagem do Pano-da-Costa: A saudosa tradição afro-bahiana da tecelagem do Pano da costa é apresentada na Feira do Interior 1988. O evento reuniu em Salvador atrações dos diversos municípios da Bahia.

Abismo de Espumas: Homem decide se matar jogando-se do alto de um penhasco "à beira mar", mas um bêbado que mora entre as pedras no local interfere nos seus planos.

Carne de Bode não pode faltar: Na Feira do Interior 1988, que reuniu em Salvador atrações dos diversos municípios da Bahia, a carne de bode não ficou de fora.

Festival de shows musicais na Feira do Interior: Na Feira do Interior 1988, que reuniu em Salvador atrações dos diversos municípios da Bahia, três palcos de shows em atividade simultânea apresentaram um verdadeiro festival de shows de grupos locais e de expressão nacional. Neste curta reunimos um apanhado de clips de shows como Banda Cheiro de Amor, Luis Melodia, Chitãozinho e Xororó, João Bosco, Gal Costa, Jorge Ben Jor, Escowa e Máfia, Titãs e Margareth Menezes.

Memórias de Lampião - Paulo Afonso: Na Feira do Interior 1988, que reuniu em Salvador atrações dos diversos municípios da Bahia, o pessoal da cidade de Paulo Afonso encena suas memórias sobre o cangaceiro Lampião.

Trecho do show Cabeça Dinossauro, dos Titãs: Trecho do show antológico Cabeça Dinosauro, dos Titãs, na Feira do Interior 1988, Salvador, Bahia.

The MASP Movie - O Filme do MASP: O dia em que o MASP, enfurecido com um grupo de turistas, cria vida e sai para um catastrófico passeio pela cidade.

S. O. S. Brunet: Fim de tarde redação da revista "Afinal". Cláudio faz uma verdadeira festa porque está prestes a fotografar a nova entrevistada de Ahmed, nada mais do que Luiza Brunet.

Dov´è Meneghetti?: O mais famoso personagem da crônica policial paulistana na década de 1920, Gino Amleto Meneghetti, se notabilizou pela agilidade com que saltava os telhados durante as fugas, pelo conhecimento de joalheria e principalmente, pela irreverência com que tratava a polícia paulistana.

Meow: Um gato esfomeado fica sem leite, e é convencido a tomar um certo refrigerante. Será ele mais uma vítima da globalização? Terá ele salvação?

Por Dúvida das Vias: Uma estagiária de Jornalismo faz sua primeira reportagem em uma repartição pública, perdendo-se nos meandros burocráticos.

O Reino Azul: As atribulações de um tirano que, para fugir do tédio, decide pintar todo o seu reino de azul.

O Natal do Burrinho: O filme retrata a triste e solitária vida de um burrinho, até que ele é surpreendido por um acontecimento.

O Macaco e o Candidato: Solon, o candidato ecológico, ganha Alex, o macaco, e o transforma no simbolo de sua candidatura à Prefeitura. Alex, por sua vez, transforma a casa e a vida de Solon.

Garota das Telas: Para alcançar a mulher de seus sonhos, existem amantes capazes de viajar através de todos os gêneros e estilos cinematográficos.

Frankenstein Punk: A história de Frank, uma criatura diferente, nascida ao som da música "Singing in the rain", que parte em busca da felicidade.

A Mulher do Atirador de Facas: O amor é uma faca afiada, que fere, corta, zune veloz com o rumo nem sempre preciso.

Trancado por Dentro: História de um personagem tetraplégico vivendo entre a realidade e a imaginação. Revelando suas angústias trancado em seu próprio universo.

Barbosa: Rapaz volta a 16 de julho de 1950 para tentar evitar a falha do goleiro Barbosa, que tirou a Copa do Mundo de Futebol do Brasil em plena inauguração do estádio do Maracanã.

Belmonte: O filme refaz a trajetória de Belmonte, considerado um dos mais importantes caricaturistas do país nos anos 20. Foi em 1925, na Folha da Noite, que criou Juca Pato, personagem que o consagrou. Belmonte não poupava os políticos e suas mazelas, o que fez com que fosse perseguido pelo Estado Novo.

Veneta: Proletários são explorados por burgueses no interior de um gigantesco prédio-robot. A situação fica cada vez pior até que um dia eles tomam uma atitude.

Mentira: Um marido pacato e fiel percebe que uma mentira cabeluda pode ser mais segura que a verdade inocente. Baseado num conto de Luis Fernando Verissimo.

Eh Pagu, eh!: O filme conta um pouco da vida e da obra de Patrícia Galvão, a Pagu. Casada com Oswald de Andrade, participou do Movimento Antropofágico. Jornalista, escritora e tradutora, entre outras coisas, ficou presa por quase cinco anos durante a ditadura Vargas por ser militante do PCB.

O Dia em que Dorival Encarou a Guarda: Todo homem tem seu limite, e Dorival resolve enfrentar a tudo e a todos para conseguir o que quer. A história da luta desigual de um homem contra um sistema sem lógica e sem humanidade.

Ilha das flores: Um ácido e divertido retrato da mecânica da sociedade de consumo. Acompanhando a trajetória de um simples tomate, desde a plantação até ser jogado fora, o curta escancara o processo de geração de riqueza e as desigualdades que surgem no meio do caminho.

Brincando: Bertoldo sai às ruas em busca de extrair do imaginário cinematográfico das pessoas, argumentos, idéias, cenas... O roteiro foi construido à partir de diálogos improvisados com os trauseuntes. O curta é mesmo resultado de situações e diálogos inusitados.

Nenhum comentário: